Em site sobre James Joyce, professora da UFSC busca novos olhares sobre o autor

28/10/2020 14:52

James Joyce’s Outsiders é um site em inglês criado pela professora do curso de Artes Cênicas e da Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dirce Waltrick do Amarante. Segundo a docente, a iniciativa busca atingir os outsiders, ou seja, “os intrusos, aqueles que não falam de/com Joyce de outros continentes e contextos culturais”. A ideia de trazer novos olhares e bibliografias não eurocêntricos surgiu da observação da ausência de pessoas negras e indígenas nos eventos sobre James Joyce. Os textos do site serão publicados em inglês, visando atingir uma audiência internacional, por reconhecer que o autor é um dos mais lidos e comentados da literatura.

No campo dos estudos joyceanos, Dirce publicou os livros Para ler Finnegans Wake de James Joyce e James Joyce e seus tradutores. Também traduziu para o português Os gatos de CopenhagueO gato e o diabo e Finnegans Wake, além de ter coorganizado, em parceria com Sérgio Medeiros, De santos e sábios, uma coletânea de ensaios do escritor. Ambos também traduziram para o português brasileiro Cartas a Nora e Cartas a Harriet.

Os interessados em contribuir com a produção de conteúdos sobre o autor podem entrar em contato pelo e-mail waltrickdoamarantedirce@gmail.com.

Fonte: Notícias UFSC