Departamento de Jornalismo abre concurso para 1 vaga de professor da carreira do magistério superior

29/11/2019 09:06

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o concurso público regido pelo Edital nº 121/2019/DDP, que visa o provimento de 36 (trinta e seis) vagas para o cargo de Professor da carreira do Magistério Superior. As vagas contemplarão os vários Campi da UFSC.

O Departamento de Jornalismo tem 1 vaga aberta sendo esta, preferencialmente, reservada para candidatos com deficiência conforme prevê a seção 4 do Edital. O campo de conhecimento é Videojornalismo e Telejornalismo.

As inscrições ocorrerão no período de 22/11/2019 à 06/01/2020.

Conteúdo programático das provas:

Campo de Conhecimento: Videojornalismo e Telejornalismo: 1. Características contemporâneas da linguagem de produção de telejornalismo e videojornalismo; 2. Elemento da Imagem como linguagem no vídeo e telejornalismo: características, possibilidades e limitações; 3. Produção em telejornalismo: planejamento, pauta, apuração e reportagem, nos seus variados tipos e formas de realização; 4. Produção em videojornalismo e telejornalismo: composição do texto jornalístico, roteirização, edição e pós-produção; 5. Programação de produtos telejornalísticos: linhas editoriais; grades e demais formatos de programação; gestão e coordenação de telejornalismo; 6. Documentários jornalísticos: da pré-produção à pós-produção; 7. Videojornalismo e telejornalismo: plataformas e suportes contemporâneos; modelos e formatos de programação e programas. Da TV aberta ao streaming; 8. Reportagem telejornalística: conceitos, modelos, gêneros e formatos na contemporaneidade; 9. As políticas públicas e a legislação do videojornalismo e telejornalismo. Tecnologias e regulação dos cenários contemporâneos; 10. Telejornalismo no Brasil e no mundo: história, panorama contemporâneo e tendências.

É indispensável a leitura do edital completo disponível em Edital nº 121/2019/DDP .

Mais informações estão disponíveis na página do concurso em http://121ddp2019.concursos.ufsc.br/

 

Fonte: Jornalismo UFSC