Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Nilson Lage

25/08/2021 14:40

 

O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina manifesta pesar e consternação pela morte do professor Nilson Lemos Lage, ocorrida na noite da segunda, dia 23 de agosto. Em homenagem ao colega, segue o texto preparado pelo Departamento de Jornalismo e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo de nossa instituição.

Nilson Lage é um dos pesquisadores mais influentes dos estudos de jornalismo no Brasil e escreveu livros que se tornaram clássicos na área como “Ideologia e Técnica da Notícia”, “O controle da opinião pública: um ensaio sobre a verdade conveniente” e “A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística”. Como professor, ajudou a formar gerações de repórteres, editores, professores e pesquisadores da área. Antes de carreira acadêmica, foi jornalista em veículos como Diário Carioca, O Globo, Última Hora e Manchete.

Em 2007, foi um dos fundadores do PPGJOR/UFSC. Aos 70 anos, aposentou-se compulsoriamente em 2006 como professor titular. Nas celebrações dos 40 anos do Departamento de Jornalismo da UFSC, em 2019, proferiu conferência e foi homenageado pela instituição.

Com humor fino, inteligência, erudição e uma voz única, Nilson Lage vai permanecer como uma das grandes referências da área.