ORIENTAÇÕES GERAIS – COVID-19

16/03/2020 16:57

Tendo em vista a situação que se apresenta relativamente à suspensão das aulas presenciais na UFSC, a Direção do CCE, a partir de dúvidas suscitadas durante todo o dia de hoje vem, por meio deste, se manifestar a respeito de outras rotinas e atividades desenvolvidas na Unidade:

  1. Reuniões – manter as reuniões consideradas imprescindíveis e, se possível, utilizando meios virtuais. Aqueles que tiverem dificuldades em utilizar plataformas virtuais de comunicação, podem procurar a Direção de Unidade para orientações.
  2. Bolsistas – uma vez que as aulas presenciais foram suspensas, cada setor deverá avaliar a necessidade ou não da presença dos bolsistas. Estamos aguardando orientações do DIP a respeito do gerenciamento das bolsas PIBE.
  3. Eventos – cancelar todos os eventos agendados, conforme nota da Reitoria da UFSC.
  4. Projetos de extensão – os projetos que envolverem reuniões, encontros, ensaios ou qualquer outro tipo de interação presencial deverão ser adiados.
  5. Defesas de graduação e pós-graduação – as respectivas coordenações de graduação e pós-graduação deverão avaliar as situações caso a caso, atentando às recomendações de número de pessoas/espaços fechados, conforme nota da Reitoria e recomendações dos órgãos públicos responsáveis.
  6. Setores administrativos – até momento não existe nenhum indicativo de suspensão das atividades administrativas. Porém, cada setor deverá avaliar sua situação, de acordo com as características de seus servidores e suas rotinas de trabalho. Por exemplo, se vem ou não de transporte público, idade, etc.

Qualquer necessidade especial de afastamento preventivo do trabalho que envolva, ou as condições físicas do servidor, ou de familiares, deverá tramitar conforme recomendação da PRODEGESP divulgada no sítio eletrônico da UFSC:

Os servidores que desejarem pedir o seu afastamento preventivo, em virtude da pandemia, deverão encaminhar seus laudos médicos para pericia@contato.ufsc.br, que serão avaliados pela Junta Médica Oficial.

De acordo com as informações da equipe técnica, os trabalhadores que não se encaixam nessas especificações de grupo de risco, devem observar a distância mínima de um metro (1 m) entre as estações de trabalho, evitar aglomerações e a realização de reuniões presenciais. Além disso, manter os locais de trabalho arejados e com ventilação natural, lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel quando não é possível lavar as mãos”.

Administração central da UFSC decide suspender aulas presenciais

Orientamos também a todos os nossos colegas discentes, servidores docentes e técnico administrativos a acompanharem os sítios oficiais dos órgãos que estão à frente do gerenciamento e acompanhamento dessa situação, tais como  Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

O Município de Florianópolis divulgou o serivço ALÔ SAÚDE FLORIPA, que atende pelo telefone: 0800 333-3233

A Direção está acompanhando os desdobramentos da situação e, conforme a necessidade, estará emitindo novas recomendações e tomando as medidas cabíveis.

Acesse este documento aqui.