Posicionamento Oficial do CCE em relação ao programa Future-se

30/08/2019 17:29

Conforme Ofício Circular nº 17/2019/GR, o Conselho de Unidade do Centro de Comunicação e Expressão, em reunião na tarde de 27 de agosto de 2019, decidiu por realizar uma ASSEMBLEIA GERAL do Centro, no dia 29/08/2019, para discutir e deliberar sobre o posicionamento da Unidade relativamente ao programa Future-se.

A assembleia geral foi convocada para o dia solicitado pelo Conselho, às 10:30h, no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B. A dinâmica da assembleia foi acordada no início dos trabalhos, estabelecendo um tempo inicial para a apresentação do Prof. Áureo Mafra de Moraes, membro do Grupo de Trabalho instituído pela administração central da universidade (Portaria nº 1720/2019/GR). Terminada a apresentação inicial, abriu-se espaço para envio de perguntas escritas à mesa.

Esgotadas as perguntas encaminhadas à mesa e com base na apresentação inicial, nas respostas às perguntas e nos esclarecimentos prestados, pôde-se observar que existem lacunas e dúvidas sobre o impacto dessa proposta no conjunto das instituições federais de ensino superior e no ensino superior como um todo, e que a proposta carece de discussão e de uma construção conjunta com o sistema de universidades públicas federais.

Dessa forma, considerando as ponderações e os esclarecimentos possíveis de serem prestados, frente a lacunas e incertezas, o CCE posicionou-se contrariamente à implantação do Programa Future-se.

Florianópolis, 29 de agosto de 2019.

Para acessar a nota em PDF, clique aqui.