Sobre células nazistas e extremismos no CCE e na UFSC

04/11/2022 12:00

Caras e caros colegas docentes e TAEs, prezados e prezadas estudantes,

Escrevemos a propósito dos deploráveis episódios ligados a células nazistas e manifestações racistas e de discriminação de outras minorias na UFSC.

Tão logo a Direção do CCE tomou conhecimento dos  fatos, entrou em contato com o Chefe de Gabinete do Reitor, Prof. Bernando Meyer. Este, por sua vez, está em diálogo permanente com o delegado que preside as investigações.

Por ora, os trabalhos da polícia seguem em sigilo, sem divulgação dos nomes dos estudantes envolvidos. Sabe-se, em todo caso, que os membros da célula vinculados ao CCE são dois. Sabe-se, além disso, que a organização criminosa conta com outros membros da Universidade além daqueles já identificados durante as primeiras diligências.

Durante a semana, a Direção do CCE, ao lado de colegas coordenadoras de curso e professoras e professores do Centro, participou de uma reunião estudantil convocada pelo CALL e de outra reunião presidida pela Profa. Carla Valle,  coordenadora do curso de Letras-Português.

Desses encontros resultaram várias deliberações, a começar por uma manifestação na Reitoria convocada pelo CALL que ocorrerá na próxima segunda, dia 7/11, às 10h30min, durante a qual será entregue uma carta com reivindicações ao Reitor da UFSC.

Recomendamos aos colegas docentes e TAEs que participem do evento e liberem discentes das aulas para fazer o mesmo.

Há muito tempo, a Universidade vive um ambiente de miséria política, perplexidade e desarticulação. Nem sempre foi assim. Já contamos com movimentos sociais ativos e vibrantes, que, em outros tempos, protegeram a instituição de violentos ataques perpetrados por governos anteriores. Boa parte da força dos atuais extremistas de direita decorre dessa inação e dessa fraqueza. Que os acontecimentos em curso – ainda que escabrosos – desencadeiem em nossos corações e mentes o primeiro movimento de um novo tempo para a UFSC, mais atento e participativo. Que redescubramos a eficácia e o prazer do engajamento político presencial e corpóreo.

No mais, estejam certos de que a Direção do CCE estará com cada um e cada uma de vocês na luta em defesa da Universidade e dos valores que a organizam. Não permitiremos que canalhas e bandidos conspurquem a instituição. Agiremos com serenidade, nos marcos da legalidade e dos devidos processos jurídicos e administrativos, mas sem medo algum de matilhas de fascistoides que conspiram contra a humanidade na Casa do Saber e da Liberdade.

Cordialmente,

Fábio e Marianne