II Encontro Memória e Direitos Humanos 7-8 dezembro na UFSC

02/12/2022 12:11

Bom dia, prezadas senhoras, prezados senhores,

o IMDH UFSC/UDESC tem a honra de convidar para o II Encontro Memória e Direitos Humanos, que acontecerá presencialmente dias 7 e 8 dezembro 2022 no Centro de Cultura e Eventos do campus da UFSC em Florianópolis.

Organizado na semana internacional dos direitos humanos, o evento contará com apresentação de trabalhos, debates e conferências sobre a situação dos direitos humanos em Santa Catarina, no Brasil e na América Latina, além de apresentações artísticas. Serão abordados temas como direitos linguísticos, indígenas e da comunidade LGBT, migrações, movimento negro, ditadura militar, educação, violências e arte na defesa dos direitos humanos. A programação está disponível no site https://imdh.ufsc.br/ii-encontro-memoria-e-direitos-humanos/ e também em anexo. Destacamos a conferência de abertura com Dra. Deborah Duprat, procuradora federal dos direitos do cidadão do Ministério Público Federal entre 2016 e 2020, responsável por diversas ações fundamentais junto ao STF visando a proteção dos direitos humanos, dia 7/12, quarta-feira às 18:10 no primeiro andar do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Mais informações pelo email encontro.mdh2022@contato.ufsc.br e nas redes sociais @imdh.ufsc

O evento é presencial, aberto e gratuito. Não há taxa de inscrição. Basta chegar no local para participar. Quem desejar certificado de 20h, deve participar de no mínimo 75% das atividades e se inscrever em https://doity.com.br/encontro-imdh Acabamos de abrir mais um lote de inscrições nesse link para quem precisar do certificado.

Contamos com sua participação para enriquecer os debates e com seu auxílio na divulgação do evento em sua instituição e em suas redes.

Agradecemos e ficamos à disposição,

atenciosamente,

Comissão Organizadora

YouTube: https://bit.ly/YouTubeIMDH

Redes sociais:

https://facebook.com/imdhufsc/

https://www.instagram.com/imdh.ufsc/

https://twitter.com/ImdhUfsc

A segunda edição do Encontro Memória e Direitos Humanos, promovida pelo Instituto Memória e Direitos Humanos UFSC/UDESC, tem como tema geral “Direitos humanos e democracia em Santa Catarina: lutas e protagonistas”. No Brasil, o processo de transição da ditadura à democracia é recente. Iniciado em 1979 com a Lei de Anistia, teve passos importantes com a campanha das Diretas Já em 1983, a eleição do governo civil de 1985, a promulgação da Constituição Cidadã de 1988, a oficialização da Comissão de Familiares e Mortos de Desaparecidos Políticos em 1995, a criação da Comissão da Anistia em 2001 e o início dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade em 2011. Santa Catarina assistiu à criação, em 1998, de uma Comissão Especial para exame de processos de anistiados, desaparecidos e presos políticos catarinenses e constituiu uma Comissão Estadual da Verdade em 2013, com importante participação do Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça. A UFSC teve sua Comissão interna Memória e Verdade entre 2014 e 2018. Após essas iniciativas, os desafios para a superação do autoritarismo político e para a construção da democracia persistem. As violações de direitos humanos tem relação direta com a fragilidade das instituições democráticas.

Esse Encontro busca debater as lutas em prol da democracia e dos direitos humanos em nosso estado. A programação foi pensada de modo a mesclar reflexões e avaliações de atores universitários, escolares, sociais, jurídicos e das artes sobre o estado das políticas públicas em direitos humanos em Santa Catarina e no Brasil. Compreendemos que a consideração das vivências das populações negras e indígenas, migrantes e refugiadas, mulheres, crianças, adolescentes e população LGBTQIAP+, pessoas com necessidades especiais, entre outros grupos vulneráveis, são essenciais na construção de um estado que respeite a diversidade, promova as culturas que o habitam e proteja plena e verdadeiramente os direitos humanos. Estimulamos o diálogo entre entidades acadêmicas, sociais e governamentais como forma de construir políticas públicas e organizar a memória sobre o passado e o presente político catarinense, que é parte da consolidação da democracia em toda a América Latina.